Uma pesquisa divulgada pelo instituto AtlasIntel na última segunda-feira (8) revela que a maioria dos brasileiros (59%) considera que a invasão das sedes dos três poderes, ocorrida em 8 de janeiro de 2023, foi completamente injustificada. O percentual é 6 pontos percentuais superior ao registrado pela mesma pesquisa logo após os acontecimentos, um ano atrás.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O percentual de brasileiros que consideram que a invasão foi parcialmente justificada caiu quase pela metade, de 28% para 15%. Apenas 15% dos entrevistados concordam com as ações dos manifestantes que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Leia ainda
- Péricles e Grupo Clareou agitam o pré-carnaval do DF no Sesc
- Sesc-DF abre edital nesta sexta (5) para locação gratuita de espaços culturais
- Janeiro Branco: Sesc-DF promove atividades de orientação sobre saúde mental
A pesquisa também mostrou que a maioria dos brasileiros (52%) considera que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi responsável pela invasão. O percentual é semelhante ao registrado em pesquisas anteriores.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo instituto AtlasIntel entre os dias 07/01/2024 – 08/01/2024, com uma amostra 1.200 respondentes. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o nível de confiança para a estimação da margem de erro é de 95%.
Confira todos os dados da pesquisa
Pesquisa Atlas – 1 ano da Invasão do Congresso, do STF e do Planalto (06-08_01_2024)